quinta-feira, 9 de julho de 2009

rádio barcelos

EFA – NS /2008-2009
Sociedade, Tecnologia, Ciência
Núcleo Gerador: TIC
Domínio de Referência: STC
Nome: Nuno Ricardo Pereira Rodrigues 04/07/2009



Reflexão

Visita efectuada no dia 17 de Junho de 2009, na área de STC núcleo gerador TIC, tendo como objectivo compreender o funcionamento dos meios de comunicação de massas, a sua função e seus objectivos.
A visita à Rádio Barcelos foi bastante enriquecedora e muito oportuna, porque nos deu a possibilidade de ficarmos a conhecer a forma como se trabalha numa rádio local, as suas instalações, as pessoas que fazem rádio, as suas dificuldades, os meios que dispõem e seus objectivos.
A Rádio Barcelos é a rádio local da zona norte com maior audiência, sendo essa audiência verificada através da internet, com os ouvintes online no momento, depois de ter atingido o pico há alguns anos atrás, sobrevive agora com bastantes dificuldades, porque antigamente era mais fácil fazer rádio, e as pessoas que faziam era por gosto e por prazer e agora não, a maior parte das pessoas que trabalham na rádio é com o intuito de ganhar dinheiro, e como a publicidade é a principal fonte de rendimento da rádio torna-se assim indispensável para a sua sobrevivência. Tendo em conta a sua importância, a publicidade é programada de acordo com o tipo, a hora e o público a que se destina, para que possa ser mais eficaz, porque para além de ser importante para a rádio também é para a empresa que é publicitada. Além da publicidade a rádio é obrigada a passar uma certa percentagem de música portuguesa, como também as notícias.
A escolha da música tem bastante importância, porque é feita de acordo com as pessoas que estão a ouvir a rádio no momento, e não pode ser só em função dos gostos do locutor mas sim direccionado a um determinado público que àquela hora está a ouvir a rádio.
A Rádio Barcelos faz parte do dia-a-dia de muita gente sendo uma companhia para bastantes pessoas, que estão a trabalhar ou em casa sozinhas e precisam de companhia, para se distraírem e passar mais rápido o tempo, daí que esta rádio seja muito personalizada ao contrário das rádios nacionais, havendo uma grande empatia entre locutor e ouvinte, com a ajuda dos programas da rádio que possibilitam o contacto entre ambos, como por exemplo os “Discos Pedidos”.
A rádio assume um papel bastante importante na formação da opinião pública, podendo mesmo influenciá-la, e como a Rádio Barcelos é uma rádio que não é isenta nem é imparcial, assumindo essa mesma não imparcialidade de uma forma clara, situação que pessoalmente não considero a mais correcta nem a melhor maneira de fazer rádio visto que condiciona a opinião das pessoas. Esta forma de estar advém do facto de a rádio ter sido comprada há alguns anos atrás por alguém ligado a um partido político que tem interesse que a rádio exista para poder dar visibilidade a esse mesmo partido político nas acções que executa, daí que considere uma forma incorrecta de influenciar a opinião pública. Assim toda a programação da rádio é condicionada por influência do partido a que a rádio está ligada, que por sua vês vai também condicionar as notícias e os programas, assim como os seus conteúdos
Embora seja uma das rádios locais com maior audiência tem algumas pessoas que colaboram por gosto e de uma forma gratuita, e como a rádio passa por algumas dificuldades económicas, é fundamental a colaboração destas pessoas para a sobrevivência da rádio Barcelos.
Não sendo a minha rádio de eleição acabo por a ouvir algumas vezes, muito para me informar do que se passa no concelho, e também para me distrair com as peripécias de alguns ouvintes que participam na rádio em directo.

Sem comentários:

Enviar um comentário