quinta-feira, 9 de julho de 2009

O Computador

EFA – NS /2008-2009
Sociedade, Tecnologia, Ciência
Núcleo Gerador: TIC
Domínio de Referência: STC (2)
Nome: Nuno Ricardo Pereira Rodrigues 05 /07/2009


O Computador

Reflexão

No dia 25 de Junho de 2009, assisti a uma Palestra, realizada na Escola Secundária Alcaides de Faria, sobre o tema computador na área de STC, que me permitiu; identificar diferentes práticas sociais no uso do computador, relacionar o uso dos computadores com os perfis de literacia e os perfis sociais, explorar mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC. Identificar várias aplicações informáticas e diferentes sistemas operativos, as vantagens e desvantagens de vários programas e sistemas operativos para a realização de determinadas funções, a produtividade informática e a evolução tecnológica das aplicações, identificar características diferentes dos monitores, o princípio de funcionamento de um monitor CRT e de um TFT-LCD e relacionar o modo de funcionamento de ambos.
Cada vez mais o computador é utilizado em todas as profissões embora a intensidade do seu uso varie de profissão para profissão, porque em algumas o uso do computador é indispensável enquanto em outras o seu uso é por vezes desnecessário, ex: um arquitecto e um médico.
O uso do computador varia também de acordo com os perfis de literacia e sociais. Uma pessoa com formação superior tem um uso do computador mais intenso em que utiliza o computador para trabalhar e exercer a sua profissão, por norma estas pessoas com formação superior têm um emprego que exige uma utilização mais intensa e mais específica, estando mais preparados para o seu uso (embora existem excepções a regra) enquanto pessoas com formação inferior e que por norma exercem profissões em que o uso do computador é menos necessário têm uma reduzida utilização do mesmo, usando apenas para uso pessoal ou jogos.
Com o aumento do uso do computador, as pessoas têm cada vez mais necessidade em adquirir competências para o seu uso, então recorrem ao apoio de familiares e colegas de trabalho, acções de formação, cursos pós-laboral, ensino recorrente para adultos e alguns optam por uma auto-formação.
O computador não é só ecrã e teclado, um computador não funciona se não tiver um sistema operativo, como por exemplo o Windows 2000, o Windows XP, o Linux. Dentro destes sistemas operativos temos diferentes aplicações informáticas, como o Office, o Photoshop e winzip. Cada um destes programa tem uma função específica, o Office tem incorporado o Word que é um dos programas mais utilizados para o processamento de texto, temos o Photoshop que é o ideal para tratamento de imagem e fotografia, existindo muitos programas cada um deles com funções específicas. Cada vez mais assistimos a uma maior produtividade informática que se prende com a evolução tecnológica das aplicações, ou seja, os computadores têm cada vez mais capacidade de armazenamento em disco, memória e capacidade de cálculo.
O computador trabalha num sistema de representação binária, todo o funcionamento de um computador digital é baseado no cálculo binário. O sistema de numeração binária é formado por dois dígitos o 0 e o 1. Os dígitos binários 0 e 1 são habitualmente designados de bits, um número binário constituído por 8 bits é designado por byte.
As principais características de um monitor, que distingue uns dos outros são a dimensão, o peso, o brilho, o contraste, a definição, o ângulo de visão, o consumo e a resolução que é a quantidade de pixels existente, que reflecte a qualidade da imagem, Cada pixel tem um conjunto de três pontos, o verde, o vermelho e o azul. Os dois tipos de monitores existentes que são o TFT-LCD e o CRT, funcionam de maneira diferente, o monitor TFT-LCD é um ecrã plano de cristais líquidos com transmissores de filme plano, enquanto o CRT é através de focagem de feixe de electrões por campos eléctricos e magnéticos. O computador assume um papel muito importante nas nossas vidas sendo indispensável a sua utilização, por isso as crianças começam cada vez mais cedo a aprender a trabalhar com esta ferramenta

1 comentário: